O acido acético, etanóico ou vinagre como é vulgarmente conhecido é um dos mais importantes acidos orgânicos.
Obtem-se pela oxidação moderada do alcool etílico sob ação da "bacterium aceti" ou a partir do acido pirolenhoso resultante da destilação destrutiva da madeira, ou ainda, sinteticamente pela combinação do acetileno com a agua (catalizada pelo sulfato de mercúrio) e posterior oxidação do aldeído acético formado. O acido acético glacial é um liquido incolor límpido, de cheiro picante forte e gosto de vinagre, miscível em agua em todas as proporções.
Quando anidro até a temperatura de 16,6 ºC. , é um sólido muito semelhante ao gelo donde o seu nome acido acético glacial. O acido acético é empregado na preparação de acetatos, como, por exemplo, o acetato de celulose; como reativo e dissolvente; em tinturaria e impressão.
Para fins fotográficos é comercializado com a concentração de 28 %. É um acidulante de uso geral que se utiliza na preparação dos banhos de paragem, com a concentração de 2 %, nos processos de inversão, na formulação de alguns fixadores endurecedores, de branqueadores e de soluções de viragem. É um produto corrosivo que deve ser manipulado com cuidado, pois pode causar graves irritações na pele, nos olhos ou nas vias respiratórias. Os seus vapores são inflamáveis, pelo que os frascos devem ser mantidos afastados das chamas.
Fonte: www.actu-environnement.com
Sem comentários:
Enviar um comentário