domingo, 11 de outubro de 2015

Vantagens e desvantagens dos fertilizantes

   A grande vantagem dos fertilizantes, como já foi referido, é permitir o aumento da produção agrícola, quer no que diz respeito às quantidades produzidas, quer na velocidade a que se desenvolvem estes produtos. No entanto, existem várias desvantagens associadas à sua utilização.
É possível ainda diferenciar os fertilizantes orgânicos dos fertilizantes químicos, pois ambos apresentam vantagens e desvantagens.

Fertilizantes químicos


   Este tipo de fertilizantes tem a vantagem de ser rapidamente absorvido pelas plantas. O conhecimento exato da sua composição permite uma dosagem mais correta e também mais eficaz. São mais fáceis de aplicar e também de transportar.
Por outro lado, são prejudiciais para o meio ambiente pelo facto de serem altamente solúveis em água e por apresentarem concentrações elevadas de nutrientes. O seu processo de produção envolve gastos energéticos, sendo também altamente poluente. Alguns destes fertilizantes apresentam ainda o risco de contaminação dos solos com metais pesados

Fertilizantes orgânicos


   Apresentam a vantagem de poderem ser produzidos no local, diminuindo a dependência de terceiros e permitem também a melhoria da estrutura do solo e promovem a biodiversidade. Podem ajudar a reter a água no solo. Apresentam menores riscos de contaminação do meio ambiente e também menores custos, se forem produzidos localmente.
Por outro lado, torna-se difícil aplicar a dosagem exata de nutrientes necessários ao crescimento das plantas e implicam maiores custos na sua aplicação e no seu transporte, quando tal é necessário. Podem provocar a contaminação dos produtos com bactérias, devido à forma como são produzidos.

Lê o artigo completo no website:

Sem comentários:

Enviar um comentário